10 de out. de 2008

Instituto do Câncer abre as portas em SP; centro é o maior da América Latina

Planos de Saude - São Paulo SP

O Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ex-Instituto Doutor Arnaldo) foi inaugurado na tarde desta terça-feira e entra em funcionamento amanhã (7). Este é o maior centro oncológico da América Latina, e a gestão ficará a cargo da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
O governo e a USP querem transformar o hospital em um centro de referência internacional em tratamento e pesquisa do câncer.
Para o diretor da Faculdade de Medicina da USP, Marcos Boulos, o hospital se tornará, "em pouco tempo", referência em tratamento e pesquisa do câncer. "Uma proposta inovadora é reunir no mesmo local todas as fases e tratamento do paciente. Dos modernos métodos de diagnóstico até a reabilitação completa."
O governador José Serra (PSDB) ressaltou que o hospital terá um andar inteiro destinado somente à reabilitação daqueles pacientes que tiverem a capacidade motora prejudicada em decorrência da doença. O hospital abre amanhã, mas só estará em pleno funcionamento "em meados do ano que vem", de acordo com o governador.
O secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, comparou a inauguração do hospital à inauguração do Incor (Instituto do Coração), do HC (Hospital das Clínicas), há 30 anos. O prefeito Gilberto Kassab corroborou a comparação e afirmou que "a USP, que já tinha no Incor uma referência na cardiologia nacional terá, em poucos meses, mais uma de suas referências, agora na história da oncologia".
O vice-presidente José Alencar, representante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; e os ex-governadores Geraldo Alckmin e Cláudio Lembo também participaram da cerimônia de inauguração.
Hospital
Na primeira etapa, apenas os doentes que já se tratam no HC, em torno de 4.000, serão atendidos no instituto. A partir do próximo ano, o atendimento será ampliado a pacientes de outros serviços públicos. Dos 29 pavimentos do hospital, oito entram em funcionamento amanhã --entre eles, o pronto-atendimento, os ambulatórios de oncologia clínica e ginecológica e a quimioterapia.
Segundo o diretor-geral do instituto, Giovanni Cerri, em três meses começa a funcionar a área cirúrgica. Com ela, será aberta parte das alas de internação.
As primeiras cirurgias serão nas áreas ginecológicas (câncer de mama e de colo do útero, por exemplo), urológicas (como câncer da próstata e das vias urinárias) e do aparelho digestivo (câncer de estômago, por exemplo). O setor de diagnósticos deve funcionar até o final do ano, segundo Cerri.
O diretor-geral explica que o último setor a ser implantado no instituto, até dezembro de 2009, será o de radioterapia. Quando isso ocorrer, a cidade terá mais que triplicado os seus leitos de câncer --hoje estimados em 170.
No instituto também serão desenvolvidas atividades de ensino e de pesquisa. Anualmente, 101 mil novos casos de câncer são registrados no Estado, sendo 35 mil na cidade de São Paulo.
As obras do prédio começaram em 87, pararam em 94 e foram retomadas parcialmente em 99. Desde que o governo atual retomou as obras, em 2003, foram investidos


Nenhum comentário:

PLANOS DE SAUDE

Plano de Saúde

Consultoria desde microempresário, pequenas, médias a grandes empresas, cuidamos de todas as etapas desde a fase inicial da solicitação...