9 de out. de 2008

Seguradoras derrubam preço para conquistar clientes de alta renda.

Planos de Saude - São Paulo SP
São Paulo, Fevereiro de 2008 - As seguradoras decidiram conquistar os endinheirados, que até pouco tempo atrás se recusavam a comprar apólices diante do elevado custo.
Para se ter uma idéia, o preço de um seguro de carro representava cerca de 8% do valor da importância segurada há 10 anos. Caiu para 5% com o uso de rastreadores há cinco anos. E agora, com a concorrência, as taxas despencaram. "Ontem perdi o seguro de um BMW cobrando uma taxa de 2%. O concorrente cobrou 1,8%", conta Farid Eid, diretor da Alfa Seguradora, que tem cerca de 20 mil veículos importados em carteira.Fazem parte deste seleto grupo proprietários de carros acima de R$ 100 mil, residências a partir de R$ 1 milhão, barcos com valores acima de R$ 300 mil e aviões de qualquer valor. Poucas são as estatísticas das seguradoras em relação a este mercado. Acredita-se que apenas 20% das pessoas dentro desse perfil fazem seguro dos bens, um percentual muito abaixo dos 80% dos Estados Unidos.A forma mais fácil de chegar a este cliente é pelo seguro do carro. "Nossa estratégia é cuidar do patrimônio do cliente e não apenas do carro, desenvolvendo uma política de relacionamento. Este tipo de segurado não olha o seguro mais barato e sim aquele que atende melhor", diz Sidney Munhoz, diretor de linhas pessoais da Chubb Seguros, uma das mais especializadas no mundo neste segmento de alta renda.A Chubb reinou absoluta neste universo por quase sete anos. Ai veio a Alfa Seguradora. Depois a Unibanco AIG, Mapfre, Porto Seguro. Hoje são quase dez concorrentes neste segmento. A mais novata é a Liberty, que lançou ontem um seguro com serviços sofisticados para carros com valor a partir de R$ 100 mil. "As taxas realmente caíram, mas estamos apostando no relacionamento que vamos desenvolver com este cliente. Ele tem vários carros, seguranças, utiliza rastreadores, é formador de opinião e fiel quando bem tratado. É preciso dar a ele um preço e um tratamento diferenciados", diz Paulo Umeki, diretor de produtos da Liberty, que pretende ter entre 2% e 3% da frota de veículos importados neste primeiro ano. Tendo como base os 15 mil carros importados em 2007, 4 mil seguros.Emerson Bernardes, superintendente de linhas pessoais da Unibanco AIG concorda com Umeki. É preciso diferenciar preço e serviços para atrair o cliente de alta renda. Um dos atrativos é pagar o seguro em caso de perda total em até três dias "ou seu dinheiro de volta", promete a Unibanco AIG. O prazo para os clientes tradicionais é de cinco dias.Jabes de Mendonça, vice presidente da Mapfre, lembra outra vantagem do cliente de alta renda. Geralmente ele tem vários carros e usa pouco, o que reduz o risco para a seguradora e consequentemente o risco. "Isso é muito relevante no cálculo do preço do seguro", diz.Grande parte das seguradoras oferece coberturas de acidentes pessoais de passageiros do veículo segurado, garantia de um veículo zero quilômetro por seis ou 12 meses, despesas extraordinárias e blindagem. E nada de ficar a pé. Tem direito a um carro extra em caso de pane mecânica. Se o carro quebrar na estrada, volta para casa de táxi especial.Os principais diferenciais do Liberty Auto Exclusivo são os serviços adicionais, disponíveis na Assistência 24 horas Exclusiva.O cliente terá à disposição serviços de leva-e-traz para oficinas, serviços emergenciais mesmo que não esteja no seu veículo, orientação de despachante, carro reserva com veículo de padrão executivo - com ar-condicionado e direção hidráulica -- em caso de pane e sinistro. Tem também carro reserva, modelo popular, ao terceiro enquanto o veículo é reparado."Esta estratégia visa realmente livrar o nosso cliente preferencial do aborrecimento gerado com acidentes de trânsito", diz Umeki, que lançou o Liberty Auto Exclusivo ontem, durante um coquetel em São Paulo.

Nenhum comentário:

PLANOS DE SAUDE

Plano de Saúde

Consultoria desde microempresário, pequenas, médias a grandes empresas, cuidamos de todas as etapas desde a fase inicial da solicitação...