9 de out. de 2008

PLANO DE SAÚDE FOCA NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DE RISCO

Planos de Saude - São Paulo SP
O padrão de desenvolvimento científico, tecnológico e a organização da atenção à saúde sob a lógica de mercado, direcionada para a cura de doenças e centrada na prática médica realizada, constituíram formas de produção e consumo de serviços de saúde que tiveram como conseqüências a elevação de custos, o baixo impacto na saúde da população, a grande especialização e o aumento das barreiras de acesso. Dessa forma, a Promoção da Saúde apresenta críticas ao modelo biomédico e proposições para a reorientação dos modelos de atenção à saúde, buscando intervir sobre os determinantes da saúde e basear suas ações de acordo com as premissas da intersetorialidade (PASCHE & HENNINGTON, 2006).O desenvolvimento de Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças tem como objetivo a mudança do modelo assistencial vigente no sistema de saúde e a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários de planos de saúde, visto que grande parte das doenças que acomete a população é passível de prevenção. Todo este esforço tem sido realizado no sentido de implementar modelos de atenção baseados na produção do cuidado, assim respondendo à necessidade da integralidade da atenção à saúde. Nessa direção, o setor suplementar deve se tornar um ambiente de produção de ações de saúde nos territórios da promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos indivíduos, com o estabelecimento de vínculo entre profissional de saúde e beneficiários e, principalmente, responsabilização das operadoras pela gestão da saúde de seus beneficiários (ANS, 2007).
As operadoras terão até 13 de junho de 2008 para fornecer à ANS as informações requeridas sobre ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Com o intuito de traçar o perfil dos programas de promoção da saúde e prevenção de doenças desenvolvidos pelas operadoras de planos de saúde, a Agência nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta segunda-feira, 5 de maio, o Requerimento de Informações GGTAP/DIPRO/ANS, solicitando a todas as operadoras que respondam a um questionário sobre suas ações de promoção e prevenção. As empresas que não atenderem adequadamente ao requerimento no prazo estabelecido, estarão sujeitas às penalidades previstas na legislação em vigor.
Foram solicitadas informações sobre ações de promoção e prevenção nas áreas de Saúde da Criança, do Adolescente, Saúde do Adulto e do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde Mental e Bucal.
É importante ressaltar que, ao terminar o preenchimento do questionário e clicar em "Concluir", todas as informações serão enviadas para a ANS e a operadora não poderá alterar os dados enviados.
Para imprimir uma cópia do questionário de Promoção e Prevenção em branco, basta a operadora informar o CNPJ e a senha e clicar em "Imprimir" na primeira página.
As operadoras tiveram até 13 de junho de 2008 para fornecer à ANS as informações requeridas sobre ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Com o intuito de traçar o perfil dos programas de promoção da saúde e prevenção de doenças desenvolvidos pelas operadoras de planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, em 5 de maio, o Requerimento de Informações GGTAP/DIPRO/ANS, solicitando a todas as operadoras que respondessem a um questionário sobre suas ações de promoção e prevenção.
De um universo de 1.842 operadoras, 1.351 empresas, responsáveis por 97% do número de beneficiários, responderam ao questionário, amostra considerada muito satisfatória.

Nenhum comentário:

PLANOS DE SAUDE

Plano de Saúde

Consultoria desde microempresário, pequenas, médias a grandes empresas, cuidamos de todas as etapas desde a fase inicial da solicitação...