10 de out. de 2008

Depressão atinge grande número de pessoas

Planos de Saude - São Paulo SP

A depressão é um dos distúrbios mentais mais freqüentes nos dias de hoje. Ela é caracterizada pela sensação de impotência, pela incapacidade de se buscar satisfação no meio ambiente e pelo isolamento em relação a este meio. Qualquer pessoa das diferentes classes sociais, de qualquer idade e nível cultural ou profissional pode apresentar este quadro.
Muitas pesquisas sobre o assunto vêm sendo feitas com o objetivo de encontrar algum determinante, em termos de herança genética, para que a doença se manifeste na pessoa. No entanto, mesmo que exista uma predisposição genética, isto não determina a ocorrência de uma crise depressiva. A história do indivíduo está ligada à forma como ele se constitui e desenvolve a sua maneira de ser. Na sua relação com o mundo, o indivíduo não consegue se nutrir emocionalmente de maneira adequada, o que o leva, gradativamente, à percepção de uma falta de sentido na sua relação com o meio externo.
Entre alguns sintomas, a pessoa pode apresentar: falta de prazer real, voz baixa e monótona, alteração do apetite e do sono, auto-reprovação e culpa, sensação de fracasso, desânimo e, muitas vezes, pensamentos ligados à morte e/ou suicidas.
Atualmente, os medicamentos para a depressão são muito eficientes, específicos e provocam, cada vez menos, efeitos colaterais. Os antidepressivos não são calmantes, mas substâncias específicas para a correção do humor ou do afeto (os antidepressivos restauram a química do cérebro). O tratamento varia de acordo com o tipo de depressão que o paciente apresenta e só o médico pode avaliar se ele será mais prolongado ou breve. De qualquer forma, depressões leves ou graves necessitam de tratamento médico, geralmente, com medicações antidepressivas, ou psicoterápico, ou a combinação de ambos, dependendo da intensidade da doença.
A família e os amigos de um depressivo, que nunca tiveram depressão, podem apresentar dificuldades na compreensão desta doença. Alguns não conseguem aceitá-la como sendo uma doença porque ela não manifesta sintomas físicos evidentes. Porém, trata-se de uma doença de verdade que é causada por alterações químicas no cérebro.

Nenhum comentário:

PLANOS DE SAUDE

Plano de Saúde

Consultoria desde microempresário, pequenas, médias a grandes empresas, cuidamos de todas as etapas desde a fase inicial da solicitação...